Home      A Empresa      Dioramas      Artigos      Parceiros      Contato      Meu Cadastro  
 SAC / Atendimento: (19) 3542-2054
 Horário de Atendimento: Segunda à Sexta - 10:30 até as 17:30 e aos Sábados - 09:00 até as 12:00
0 Produto(s)

Design

O design de um veículo varia bastante. Ele pode ser: elegante, esportivo, convencional, assustador (ou estranho), engraçado, futurista, funcional, alguns até sem graça, porém o layout, o desenho, a modelagem, é sem dúvida uma das características mais marcantes em um automóvel.

No começo (século XIX) definiram os primeiros carros como “carroças-sem-cavalos”. Que injustiça! Afinal, a carroça se tornou motorizada e seria um dos maiores inventos de todas as épocas, apesar de algumas esquisitices como carrocerias “vis-a-vis” (condutor de frente para o passageiro) por exemplo. Depois veio Henry Ford, o democratizador, com seu clássico Ford T, de linhas simples e tradicionais, todos iguais e pretos.

A década de 30 remete aos carros dos “gângsters”, com frentes longas, traseiras curtas e paralamas sinuosos e salientes.

Nos anos 40 teremos carrocerias mais volumosas e envolventes, porém mais aerodinâmicas.

Nos gloriosos anos 50 será concedida toda liberdade para criativos designers conceberem carrões repletos de cromados com desenhos pra lá de exóticos. “Anos Dourados”...deixarão saudades eternas.

A partir dos anos 60 a tendência implica desenhos mais contidos em carros mais compactos, os quais aliados à potência dos motores intencionam agressividade. É a vez dos esportivos europeus e também do surgimento dos Muscle Cars (carros musculosos) nos EUA.

Os anos 70 enfrentam a crise do petróleo, o que desencadeia o processo de diminuição do tamanho dos automóveis objetivando economia. O design padrão desta década é linhas retas e cantos agudos. Os EUA, especialistas em “banheiras quadradas” sofrem para se adaptar às novas tendências, permitindo a entrada no país de automóveis japoneses e europeus.

A década de 80 pode ser considerada a “idade das trevas” do apelo visual, onde o estilo e de certa forma, a beleza, foram substituídos pela praticidade e pela razão. De lá para cá poucos “exercícios de design” chegaram a fazer parte do dia-a-dia das garagens e estradas.

Atualmente o baixo custo e a tecnologia imperam, cada um no seu segmento, tanto dentro quanto fora dos carros e a eles os desenhistas têm de se adaptar, ressalvando exceções raríssimas, não disponíveis às pessoas comuns: Ferraris, Hummers, Porsches, Mercedes-Benz SLR McLaren, Maybachs e outros, não básicos.

Depois desta viagem pelos estilos, confira em nosso site o visual característico de cada época!


Equipe Balão Azul Miniaturas
Telefone: 019 3542-2054
Araras -SP

Formas de Pagamento
Home      A Empresa      Dioramas      Artigos      Parceiros      Contato      Meu Cadastro  
Loja Virtual N2G Sistemas